quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

#lojadoschineses

Vim passar uns dias à terrinha, ou melhor, vim passar umas férias à casa de campo (é mais chique). A calmaria é tanta que quase me atrevo a dizer que tenho saudades dos autocarros da Carris - não, estou a mentir. É impossível sentir saudades desses malditos amarelinhos. 

Depois de ontem ter estado enfiada no meu pijama o dia inteiro a desfrutar do meu querido sofá que já tinha saudades de me ter por cá, hoje decidi ir dar uma volta. As lojas não abundam por aqui, não há cá nenhum Colombo com pessoas a trepar umas por cima das outras. Porém, cá existem milhentas lojas dos chineses. Acho que é um defeito geral do nosso país. Defeito esse que dá jeito quando se precisa de um escorregador para a loiça ou de um par de collants. Este universo chamado lojas dos chineses, ou lojas do chinês, ou simplesmente chineses, é um fenómeno que devia ser estudado. Abrem como se fossem cogumelos a nascer e nunca fecham, apenas mudam de lugar. Para além disso, têm de tudo. 

Na minha voltinha lá entrei numa destas malditas que roubam a clientela aos tugas. Não tinha nada para comprar, foi só para me entreter. O cheiro a plástico é, talvez, a característica mais marcante. Mal se entra vem um bafo a fábrica de borracha misturado com cola UHU. Depois vê-se toda uma panóplia de produtos sobrepostos e amontoados em prateleiras. Existem secções. Na que entrei hoje começa por haver a secção das missangas, fios e adornos. Logo em frente as botas de todos os padrões e mais alguns, as bandoletes e as pochetes. A seguir vem a secção da roupa, desde a cueca de gola alta até ao avental com folhos. E, claro, cinco corredores de colorações para o cabelo, telas e brinquedos. Não há nada que não haja ali. Ainda por cima esta tem dois andares. Subi as escadas e fui ao segundo andar ver o que havia por lá... Desde colchões para campismo até perucas para o Carnaval. Voltei a descer as escadas enquanto pensava que não podia haver mais nada. Não é que me enganei e encontrei nos degraus aquelas placas de "vende-se" e "aluga-se" com espaço para escrever os números de telefone? É lá que a Remax vai comprar? Minha nossa.


Sem comentários:

Enviar um comentário